Dia 1 Gratidão por suas misericórdias
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são a cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (ACF)
Lamentações 3:22,23
Ao sentir e viver a misericórdia de Deus sendo dispensada sobre nossas vidas, mesmo com a multidão dos nossos pecados, sinto um amor imensurável, imparcial e verdadeiro, pois Deus como Pai amoroso me faz sentir que Ele me ama por quem sou, ou melhor, por quem somos.
Quando entendemos este amor, nos afastamos das coisas ruins e pecaminosas que o entristece e nos achegamos ainda mais perto Dele e de seu amor. Sendo assim, nestes vinte e um dias de gratidão convido você a fazer o mesmo, seja grato ao Senhor porque a misericórdia Dele te alcançou, mesmo que você se sinta triste, enfermo, com problemas financeiros, problemas conjugais ou familiares, nenhuma destas situações diminui o amor de Deus por você, e esta compreensão nos leva a aceitarmos a nossa fragilidade e pequenez diante de sua grandeza.
Viva a partir de hoje, agradecido a Deus por absolutamente tudo o que tem, o que não tem, seja por situações boas ou ruins aos seus olhos, mas jamais deixe de ser grato pelo maior bem que Deus te concedeu, sua vida.
“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (ACF)
Salmos 23:6
Momento de reflexão: Onde você estaria hoje se não fosse a misericórdia de Deus sobre sua vida?
Texto Bíblico para memorização: Lamentações 3:22-23
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” (ARC)
Motivos de Oração: Ore para que a misericórdia de Deus não termine sobre nós, que ela de fato seja renovada todas as manhãs, e que alcancem as pessoas que não conhecem Jesus ou se afastaram Dele.
Anotações
“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (ACF)
Salmos 139:13-16
Todas as vezes que reflito neste Salmo, fico emocionado, ao ver como somos amados, O Deus todo poderoso, pessoalmente nos criou, e antes mesmo que nossos ossos se formassem Ele já me conhecia.
Que profundidade nesta mensagem, que amor incrível!
Neste Salmo podemos ler sobre o dono da vida nos dando vida, o maior bem que temos.
Existem pessoas muitíssimo ricas em todos os cantos do Globo terrestre, pouquíssimas chegam a esfera de bilionários, mas as perguntas a serem respondidas são
Dia 2 Gratidão pela vida
as seguintes: Seu poderoso império financeiro poderá lhe dá um dia de vida a mais do que Deus determinou? Ou poderia este dinheiro lhe garantir uma vida eterna?
No Evangelho de Lucas, Jesus conta uma parábola sobre um homem muito rico que apesar de seus bens, planeja ampliar ainda mais seus celeiros para poder acumular mais riquezas, então, naquela noite lhe pediriam a sua alma e foi chamado de louco, e uma pergunta foi feita: O que tens preparado e para quem será?
“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma tem em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?” (ACF)
Lucas 12:16-20
Não existe bem ou tesouro maior que a vida, um milagre que se repete todos os dias mediante o amor e misericórdia Divina, e até que Ele ponha um fim, continuaremos vivenciando dias lindos de sol, chuvosos ou até mesmos tempestuosos, mas será um milagre que receberemos de presente.
Hoje é mais um dia para aprendermos sobre gratidão, reconhecer que você hoje venceu mais uma vez, o maior tesouro que existe você o recebeu ao abrir seus olhos pela manhã, celebre, você está vivo!
No evangelho de Mateus, Jesus nos ensina a não ficarmos ansiosos, e nos faz uma pergunta sobre o valor de nossas vidas, ela é nosso presente, vejamos o que diz o texto:
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (ACF)
Mateus 6:25-27
Momento de reflexão: Os bens materiais que você possui, poderão ser usufruídos por você caso sua vida cheque ao fim hoje?
Texto Bíblico para memorização: Mateus 6:25
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de
vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”
Motivo de oração: A vida é uma dádiva, um presente diário que precisa ser agradecido todos os dias. Hoje, tire um momento de oração e agradeça ao Senhor por sua vida, mas não faça de forma automática, tente se lembrar de todos os momentos que você viveu, dos bons, agradeça com júbilo, dos momentos difíceis, agradeça pelas lições aprendidas que te fortaleceram.