O poder de suas escolhas

O poder de suas escolhas

O poder de suas escolhas

 

 

Apresentação

 

Segundo o dicionário da língua portuguesa, escolha é um substantivo feminino, que dentre alguns significados, podemos ver os seguintes: Ato ou efeito de escolher; Preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras; predileção; opção entre duas ou mais coisas; Ato de eleger; eleição; capacidade de escolher bem, de escolher com discernimento.

Desde o momento da criação do mundo, tudo o que conhecemos hoje, os primeiros momentos de nossa existência, tem levado o homem a uma busca incansável por respostas, que em muitos casos, não as terá, como por exemplo, como surgimos? De onde viemos? Para onde iremos? Quem é Deus? Quem o criou? São questões fantásticas, algumas podemos até obter a respostas através da Biologia e do avanço considerável da ciência, mas, na verdade, buscamos possíveis respostas para algumas questões sobre assuntos além da vida que conhecemos, e devido à linha de pensamento de alguns homens, podemos, por exemplo, apresentar reposta à pergunta de onde viemos de duas formas muito distintas.

Muitos acreditam que a terra surgiu em uma grande explosão, conhecida como o "Big bang", assim como muitos acreditam que o homem surgiu de uma evolução dos macacos, mas pensam ser impossível terem sidos criados por um ser infinitamente poderoso, perfeito em amor e dono da vida que do nada criou tudo incluindo o homem.

Buscamos respostas para inúmeras perguntas que diariamente surgem a nossa volta, buscamos justificar de várias formas os nossos fracassos, culpando outras pessoas por não alcançarmos êxito em nossos projetos, mas, por outro lado, tendo em vista que quando o sucesso aparece, nós somos os responsáveis por ele, somente nós.

Prezado leitor (a), você acreditaria que somos resultados absolutos de nossas escolhas? Se elas forem boas, receberemos os louros pelas vitórias, mas, se forem equivocadas, receberemos os ônus das derrotas, não existem outros culpados por nossas falhas. Seus pais não são, sua família não é, e como muitos tentam culpar, Deus também não é culpado por nossas falhas.

Ao longo desta obra, apresentarei alguns pontos importantes, como fatos históricos que a humanidade viveu e vive hoje, momentos de apreensão pelo futuro não por uma sequência natural de fatos ou ações fora de controle, mas por escolhas que ao longo da existência da raça humana foram tomadas por nossos antepassados e que por escolherem de forma errada, deixaram a conta para nossa geração, e nós, por omissão, e falta de coragem estamos replicando as mesmas ações deixando para nossos filhos e netos um mundo consideravelmente pior de quando o encontramos.

O que podemos fazer para mudar a atual situação da humanidade? Podemos impedir que o pior aconteça? Ou é tarde demais e apenas nos resta sentar e esperar o nosso fim? Como temos testemunhado o que está acontecendo no planeta por conta da Pandemia do Covid-19 que conhecemos como Corona vírus, que vitimou milhões de pessoas em muitos países.

Estas e muitas outras questões serão tratadas nesta obra e tenho plena convicção de que as escolhas que podemos fazer hoje, não só podem mudar nossas vidas hoje, como pode mudar a nossa história.

 

 

Escolhas para a vida

 

João era o tipo do cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer. Quando Alguém lhe perguntava como estava, a resposta seria algo como: “Se melhorar, estraga”.

Ele era um gerente muito especial, pois seus garçons o seguiam de restaurante a restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nata. Se um colaborador tivesse um dia ruim, João insistia que buscasse ver o lado positivo da situação. Fiquei curioso com seu estilo de vida, tanto que um dia lhe perguntei:

- “Você não pode ser uma pessoa tão positiva todo o tempo. Como você faz isso?”

- “A cada manhã” – Ele me respondeu – “ao acordar, digo para mim mesmo: João, você tem duas escolhas hoje. Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclama posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida”.

- “Certo, mas não é fácil” – argumentei.

- “É fácil”, - disse-me João – “A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo a situação, sempre há uma escolha. Você escolhe reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É a escolha de como viver a sua vida.”

Eu pensei sobre o que João disse, e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.

Anos mais tarde soube que João cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã, assim foi rendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.

Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.

Encontrei João mais ou menos por acaso. Quando lhe perguntei como estava, respondeu: “Se melhorar, estraga”. Contou-me o que havia acontecido perguntando: “Quer ver minhas cicatrizes?” Recusei-me ver seus antigos ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto:

- “A primeira coisa que pendei foi que deveria ter trancado a porta de trás” -Respondeu. “Então deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver.”

- Você não estava com medo? - Perguntei.

- Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que eu ai ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão de rostos dos médicos e enfermeira, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia “este aí já era”. Decidi então que tinha que fazer algo.”

- O que fez? - Perguntei.

- “Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: Sim!. Todos pararam para ouvir a minha resposta: tomei fôlego e gritei: Sou alérgico a balas! entre risadas lhes disse: eu estou escolhendo viver, operem-me como ser vivo, não morto.”

João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças a sua atitude. Aprendi que todo dia temos a opção de viver plenamente. Afinal de contas,

ATITUDE É TUDO.”

 

Texto Escolhas para a Vida - Extração e utilização autorizada, retirado do livro cuidando do ser. Dr. Albert Friesen

 

 

Em diversos momentos do meu ministério pastoral, me deparei com uma pergunta recorrente feita por diversas pessoas e que de uma forma impressionante buscam entender o que aconteceu no Jardim do Éden.

“Se Deus é onisciente, sendo sabedor que Adão e Eva comeria do fruto, porque Deus colocou a árvore no jardim?”

Acredito que todos os que forem salvos terão oportunidade de fazer este questionamento com Deus pessoalmente, mas enquanto este dia não chega, respondo mediante as características dadas por Deus ao homem, uma vez que foi feito sua imagem e semelhança, dotado de conhecimento, inteligência e poder de decisão ou de escolha.

Deus foi muito claro quando ordenou que não comecem daquela árvore, Deus de fato tinha conhecimento do que aconteceria, mas, mesmo assim, concedeu ao homem o poder de escolher obedecer às suas ordens e permanecer no jardim, ou como de fato ocorreu, serem expulsos por sua desobediência.

Deus poderia tranquilamente diante da desobediência de Adão e Eva, exterminá-los e recomeçar, mas Ele os preservou, apenas deixou que eles vivenciassem as consequências de suas ações, e que obviamente afetou sua geração, e por tabela, a nossa.

A beleza de conhecer e servir a Deus é que nenhum momento de nossas curtas vidas, Ele jamais obrigou o homem a servi-lo, Deus nunca coagiu ninguém, nem fez chantagem alguma.

 

Ele sempre colocou diante de nós o poder de escolher nosso caminho, apesar de nos revelar quais seus planos para cada um de nós se obedecermos assim como nos mostra qual será nosso fim longe dele.

A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres que transformaram suas vidas pelas escolhas certas que fizeram, assim como muitos caminharam para a destruição, levando consigo sua família e muitas outras pessoas que o seguiram.

Em nossos dias não é diferente, estamos testemunhando uma destruição irreversível de valores que ao longo de milhares de anos foram ensinados por Deus ao homem e estes ensinamentos passados de pai para filho, para que todos fossem felizes, e se tornassem prósperos, até o determinado momento em que alguém escolheu parar de seguir os ensinamentos que ouviu os ensinamentos divinos e passou a ser ensinado pelo Diabo, que soprou no ouvido do homem que podia assassinar seu próximo, por exemplo.

Algumas pessoas justificam seus atos dizendo que desde que o mundo é mundo assassinato existe, sim de fato, podemos ler sobre este triste mal no livro de Gênesis capítulo quatro, onde Caim matou seu irmão Abel, também preciso destacar que o mal só ocorreu porque Caim escolheu matar, se você ler atentamente o texto, verá que antes dele matar seu irmão, Deus o alertou para o perigo de seu pensamento, e ele escolheu não ouvir Deus.

Hoje, infelizmente vivemos dias muito piores, temos muitos assassinos presos e dependendo do código penal de alguns países, eles pagam com a própria vida por sua ação.

Depois surgiu no cenário da humanidade a corrupção, pessoas que deveriam proteger os interesses da coletividade, se vendem para beneficiarem a si mesmos, sem nenhum remorso pelos danos que as demais pessoas venham sofrer.

O Estado do Rio de janeiro, por exemplo, tem sido uma triste constatação deste mal. A corrupção devastou a saúde pública e a segurança da população, facções criminosas fazem o que querem porque o estado não consegue por um fim aos atos criminosos. Estamos abandonados, porque pessoas que aparentemente eram honestas enganaram o povo, que através do voto os colocaram no poder sonhando com dias melhores, e temos vistos governador após governador serem presos por corrupção.

A liberdade que Deus deu a Adão e Eva no jardim para comerem ou não foi respeitada por Deus quando eles decidiram desobedecer, Deus poderia ter zerado os seus planos, recriado Adão e Eva e ninguém teria conhecimento, mas a queda foi registrada para que pudéssemos conhecer um pouco sobre o amor de Deus, que decidiu preservar a vida dos dois, apenas os mudou de lugar, os tirando do Jardim e estabelecendo novas regras, que desta vez, afetou a mim e a você, nos afastando de Deus, levando o homem a ter que trabalhar e sustentar a família com o suor do rosto e as mulheres teriam a dor do parto aumentada.

Esta mesma liberdade que Deus nos concede hoje, de escolher ser honestos ou corruptos, a escolha errada que fazemos sempre afeta alguém.

 

O Salmos 15, no verso 4 nos alerta que mesmo que soframos algum dano quando empenhamos nossa palavra, não podemos mudar de postura, ou faltar com nosso compromisso.

Não bastando ao homem matar e se corromper, também, decide afrontar Deus com suas depravações sexuais, prostituição, luxúria, pedofilia, zoofilia, pessoas se casando com árvores, bicicletas e ações que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso não consegue compreender, a não ser, que seja clinicamente diagnosticado como uma doença física ou psíquica por um profissional qualificado, sendo assim, sendo necessário buscar ajuda.

Preciso deixar extremamente claro que estamos caminhando a passos largos para o fim, A vinda de Jesus, está muito próxima e acreditem ou não, todos teremos que justificar nossas ações e pagar por cada uma delas, e como explicar para Deus que fizemos de livre e espontânea vontade tudo o que Ele disse para não fazer?

Como um homicida frio que ceifou inúmeras vidas poderá justificar suas ações para Deus, já que existe um mandamento que nos manda NÃO MATAR? Como os corruptos justificaram seus atos já que escolheram ferir outro mandamento. NÃO FURTARÁS?

Como as pessoas que praticam o sexo fora dos padrões estabelecidos por Deus justificarão, uma vez que Deus dá instruções sobre isso em Levítico 20:13

Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.”

E o apóstolo Paulo também faz menção desta prática:


“Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.” (Rm 1:24-27)

 

As escolhas ainda estão sendo feitas pelos homens, vivendo como desejam, muitos sabem qual será seu fim, mas parece que no momento o que importa é o prazer e realização pessoal, afinal de contas para alguns, a moral e bons costumes são coisas do passado. Ainda bem que apenas para alguns.

Relato estes fatos para que você querido leitor entenda que as suas escolhas não afetam apenas a você, muitas outras pessoas serão afetadas por elas, e nem todas necessariamente têm que aceitar passivamente a sua decisão, muitas destas pessoas, mesmo não concordando, são abrigadas a aceitá-las, por que te amam e se importam com você, mas você não pode de forma alguma ser hostil com quem não concorda e deseja preservar os valores familiares que aprenderam.

Lembre-se que para que possamos ser respeitados, precisamos respeitar, mas não tente fazer com que todos aceitem as ações erradas como normais.

Acredito que Deus tenha ficado triste porque Adão e Eva escolheram não obedecer a sua ordem, acredito que Deus tinha planos maravilhosos para a humanidade, mas Ele respeitou, este é meu principal objetivo nesta obra, Respeito por suas escolhas, acreditando que você também tenha pleno conhecimento das consequências delas. Escolha sempre o que é certo, lembre-se que existem pessoas a sua volta que serão alcançadas por elas.

Como citei, somos resultado direto de nossas escolhas, mas a escolha mais importante de nossa vida não foi tomada por nós.

Tudo começou quando Deus decidiu criar o homem após ter criado a terra, céu, mar, plantas, animais terrestres, marinhos e os que têm a capacidade de voar, criou absolutamente tudo, como coroa da criação, sua obra-prima, aquele que seria a sua imagem e semelhança em meio aos animais, a manifestação perfeita do criador entre todas as criaturas. O homem.

Segundo os escritos sagrados, do pó da terra Deus formou o homem e soprou o fôlego de vida em suas narinas e o homem começou a viver, para alguns, isto é ficção, para outros, loucura, mas aconteceu.

Com o passar dos dias, Deus andava em meio a sua criação e viu que Adão, não tinha outro de sua espécie para conversar, se relacionar, e Deus criou Eva.

Segundo os mesmos textos sagrados, Eva deveria ter sido uma linda mulher, feita pela mão do criador, para Adão. Viviam bem, tinham tudo o que necessitam para seu sustento, Adão deu nome a tudo o que conhecemos hoje, inclusive o nome de sua mulher, acredito que em algum momento da história, Deus permitiria que do relacionamento dos dois, nasceria filhos e filhas, frutos de uma vida sem pecado, sem mácula, debaixo da total bênção de Deus.

Mas Deus fez o homem, segundo sua imagem e semelhança, neste caso, não podemos pensar que a semelhança se limita a aparência física, mas semelhante em conhecimento, inteligência e liberdade de escolha. Exatamente neste quesito foi que o homem começou a fracassar em muitas ocasiões, e por consequência, as gerações seguintes pagaram o preço, como nós hoje, milhares de anos depois da criação, ainda pagamos pelas escolhas erradas de Adão e Eva.

Não sou advogado do Diabo, sei que o fim dele é certo e que ele não tem poder para atingir o homem diretamente a não ser por duas razões: Primeira: pela permissão Divina. Segunda por nossa escolha pessoal.

Quando menciono que o Diabo não pode te atingir sem permissão Divina, quero chamar sua atenção para o primeiro capítulo do livro de Jó, onde Deus elogiava Jó e o adversário questionou a sua fidelidade pelos bens que Jó possuía, e conseguiu obter permissão de Deus para tocar na vida de Jó, a limitação do Diabo é tão grande, que ele poderia fazer o que desejasse com Jó, exceto, tirar sua vida. Se você dedicar algumas horas para conhecer esta história linda, verá como a escolha de Jó em permanecer fiel a Deus, acreditando que tudo estava sob seu total controle, o levou a uma vitória esmagadora contra todos os que o acusavam de pecado, inclusive o Diabo.

O máximo que ele pode fazer ao homem é assoprar em seus ouvidos as sugestões para que o homem decida ou não fazer o que foi sugerido, as escolhas de fazemos são de nossa total liberdade, obviamente, existem alguns casos de pessoas que podem apresentar algum tipo de doença mental, que em meio ao surto acaba cometendo algumas ações involuntárias, mas na maioria dos casos é apenas uma decisão pessoal.

Não sei se em sua infância seus pais lançaram sobre você palavras de maldição, tais como:

Você é um miserável!”, “Você é imprestável, quando crescer não será ninguém”, “Você é igual a seu pai, seu ou sua mãe!”, “Desgraçado!” sem citar inúmeras outras palavras que a criança pode registrar em seu subconsciente, e em determinado momento de sua vida, ela se lembrará das palavras negativas que recebeu e não conseguirá enfrentar algumas adversidades que certamente surgirão em suas vidas rumo à idade adulta, e passará a acreditar que não será ninguém, pois seus pais a fizeram acreditar nisto.

Por outro lado, existem pais que são treinadores, verdadeiros criadores de campeões, eles procuram oferecer aos seus filhos, tudo o que está ao seu alcance de forma que seus filhos consigam superar as mesmas barreiras e avançarem rumo ao sucesso, não aceitam outros resultados que não sejam positivos, e qualquer nota inferior a dez, não são aceitáveis, muitos destes pais, projetam em seus filhos a realização pessoal que eles gostariam de ter alcançado, e mesmo dando o melhor para seus filhos, acabam fazendo que os mesmos sejam infelizes, pois chegaram onde seus pais objetivaram, e não onde eles sonhavam.

A Bíblia diz: “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e mesmo depois de muito tempo não se desviará dele”.

O ensino dos valores morais, cívicos e religiosos é passado ao longo da vida, dando exemplo, fornecendo informações que farão com seus filhos pensem e analisem tudo o que ouvirem dar aos filhos liberdade de questionamento, afinal de contas, ninguém consegue aceitar algo que desconhece sem questionar, motivarem os filhos a ser pessoas boas, generosas e justas.

Lançando sobre eles palavras de bênçãos mesmo quando eles fizerem algo que pode aborrecê-lo, lembre-se que você já teve a idade de seus filhos, e muitos pais cometeram falhas iguais ou mais graves que seus filhos. Diga que eles são bênçãos em suas vidas, diga o quanto eles são importantes para vocês e como os ama, abrace-os mesmo triste por que quebraram algo que você gostava, ou tinha algum valor material, demostre a eles que nada do que foi perdido é mais valioso ou importante que eles, ensine-os a falar a verdade sempre, e não os castiguem quando disserem a verdade. Você se lembra do ditado popular? “Quem diz a verdade não merece castigo!” mostre para eles como este valor precisa ser cultivado e levado para toda sua vida.

Também conheço casos que durante toda a infância a criança ouviu palavras de maldição, de fracasso e desprezo e quando cresceram se tornaram pessoas de sucesso e para demostrar que são fortes emocionalmente, ainda ajudaram os pais que viviam dizendo que ele ou ela não seria nada, mas infelizmente os números de casos assim não são tão expressivos como aqueles que fracassam e atribuem a culpa aos seus pais. Como eu disse, não podemos culpar nossos pais por nossos fracassos, pois o que eles fizeram inicialmente foi dizer que você seria ou não seria quem escolheu ser ou não ser, foi você.

A única escolha que não fizemos foi nascer. Eu, pelo menos, não fiz nenhum pedido para que meus pais se casassem, coabitassem e me gerassem. Deus primeiramente preservou a vida de Adão e Eva, mesmo depois de pecarem no jardim, Deus poderia ter destruído os dois e refazê-los e ninguém teria conhecimento, mas Deus, mesmo sabendo que os dois cairiam, preservou-lhes a vida, e os expulsou do jardim do Éden, e permitiu que fosse registrado nas escrituras sagradas para que pudéssemos ver que as nossas escolhas geram consequências para um número infinito de pessoas, sejam elas ligadas diretamente a você ou não.

Você querido leitor já imaginou que precisaria se levantar as quatro ou cinco horas da manhã para trabalhar graças à escolha errada de Adão? E você prezada leitora, já parou para pensar como dar a luz a um filho poderia ser bem menos doloroso do que é se não fosse à escolha de Eva em dar ouvidos a serpente e pensar que poderia ser igual a Deus apenas comendo do fruto que o próprio Deus colocou no jardim?

Ninguém em sã consciência faria uma escolha que trouxesse tantos prejuízos se pensassem nas consequências antes de cada decisão. Isso nos leva ao segundo ponto, Nossa escolha pessoal.

Durante muitos anos culpei meu pai por vários fracassos em minha vida, até mesmo, por sua ausência por não me cobrar em estudar, fazer uma graduação ou ter um bom emprego, ele foi criado como príncipe por seus pais, mas não passou a frente o mesmo amor e carinho, até o momento em que compreendi que eu sou quem escolho ser e não o que dizem que eu sou ou serei.

Desde menino sempre desejei ser escritor e militar, até consegui durante alguns anos pertencer a nossa gloriosa Força Aérea Brasileira, foram anos maravilhosos, conheci pessoas extraordinárias que me ensinaram muito, e alguns anos depois de sair da FAB, publiquei minha primeira obra, na ocasião, um pastor amigo, cedeu seu restaurante e fizemos um lançamento lindo, com muitos amigos e familiares, foi a realização de uma vida, mesmo de forma independente, eu entrava para o Rol de escritores publicados, alguns anos depois, publiquei uma segunda obra por uma editora, que me levou para a bienal em São Paulo em 2014, pude levar minha esposa e filha, que ficou encantada em participar de uma Bienal, que seu pai era um dos escritores participantes.

Tivemos ótimos momentos, tiramos fotos com leitores que compraram a obra e até entrevista para uma TV local aconteceu, infelizmente com a morte do repórter um tempo depois não pude ter acesso à mesma, mas as fotos ficaram como recordação.

Quando eu entendi que eu precisava me libertar do meu passado, afinal de contas, meu pai sempre foi assim, mas acredito que ele me amava e não fazia por mal, ele só não sabia como passar para frente o que recebeu, e passei a ouvir as palavras que me impulsionavam ao crescimento, minha mãe enquanto viva, sempre buscou formas de me ajudar e a minha irmã, e quando me casei, recebi o maior presente que um homem poderia receber de Deus, uma mulher que desde o nosso namoro acreditou em mim, Dione me motivou, me ajudou e somando forças com a Luana minha herdeira, sempre me incentivaram a ir mais longe e fazer a diferença.

A principal escolha da minha vida, a mesma que me trouxe ao mundo não foi tomada por mim, mas a decisão de ser alguém melhor para mim mesmo, para minha família e para a sociedade que estou inserido, foi uma escolha exclusivamente minha e enquanto depender de mim continuarei acreditando que crescerei como indivíduo a cada dia, e que os valores que forem somados ao longo da jornada poderei repartir com muitas pessoas, hoje escolhi repartir com você.